Participação especial Maria Carolina Pinto, educadora.
O sistema de educação da Espanha é um pouco diferente do Brasil, para quem quiser vier morar na Espanha com a família é importante ter em conta estas diferenças
A educação na Espanha é financiada pelo Estado e é obrigatória para as idades de 3 a 16 anos. Apesar disso, são os pais ou responsáveis legais dos alunos que devem pagar principalmente pelo material escolar, livros didáticos, uniformes escolares, extras escolares , refeitório e passeios.
Geralmente, existem três tipos de escolas: pública, principalmente financiada pelo Estado; os privados, financiados internamente; e os concertados, que receberam parte do dinheiro do Estado e outra parte internamente.

No momento em que o aluno termina a fase obrigatória, ele pode continuar estudando em seu próprio instituto no ciclo de bacharelado ou pode continuar uma Formação Profissional de médio grau.
Somente aqueles que concluírem o bacharelado ou o treinamento vocacional de nível superior podem acessar a universidade.
E depois disso, descobriremos um pouco mais sobre o sistema educacional espanhol e os diferentes níveis que o compõem.

EDUCAÇÃO INFANTIL (0-6 ANOS)
Na Espanha, a etapa da Educação Infantil é dividida em dois períodos.
O primeiro, de 0 a 3 anos, não é obrigatório; portanto, as famílias devem ser responsáveis por todo ou parte do financiamento do curso. Por outro lado, o segundo ciclo que dura de 3 a 6 anos é obrigatório e, portanto, existem opções públicas ou gratuitas disponíveis.
EDUCAÇÃO PRIMÁRIA (6-12 ANOS)
A educação primária na Espanha é o que todos sabem sobre a escola.
É dividido em 6 cursos acadêmicos e visa garantir que os estudantes de espanhol adquiram uma educação básica comum e sólida em cultura, expressão oral, leitura, escrita e cálculo.
Em geral, segue uma metodologia lúdica na qual o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos é o centro da educação.
Quanto aos horários, o mais normal é que eles sejam distribuídos de duas maneiras. Alguns centros ensinam suas aulas das 9h às 17h, deixando um intervalo de duas horas entre as 13h e as 15h. Por outro lado, outros preferem um dia intensivo, das 8:00 às 14:00, hora em que todos saem para comer.

EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA: OBRIGATÓRIA (12-16 ANOS)
No ensino médio obrigatório (ESO) na Espanha, os alunos têm entre 12 e 16 anos. Por lei, os alunos devem concluir os quatro anos desta etapa, mas se alguém repetir o curso e tiver 16 anos antes do final deste período obrigatório, eles poderão desistir, se assim o desejarem.
O objetivo desta etapa é que os alunos formem seu próprio pensamento crítico, desenvolvam habilidades que os ajudarão na vida adulta, aprendam a trabalhar em equipe etc.
BACHARELADO
O bacharelado não faz parte da educação obrigatória, mas mais e mais pessoas estão recebendo o título. Existem apenas dois cursos acadêmicos após o ESO. O foco é adquirir conhecimentos mais específicos relacionados à área que o aluno escolheu: arte, ciência e tecnologia, ciências humanas e sociais.
Esses estudos permitem que o aluno vá diretamente para o vestibular ou para um treinamento vocacional de nível superior.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE CLASSE MÉDIA OU SUPERIOR
O formação profissional na Espanha treina os alunos para realizar certas profissões diretamente. Em geral, dura dois anos e inclui um período obrigatório de estágios em empresas que permitem ao aluno assistir no dia a dia o que aprendeu em sala de aula.
A diferença entre a formação profissional de nível médio e superior é a profundidade com que a teoria de cada curso é estudada e o grau de especialização obtido como resultado.
Universidade, Mestrado, Doutorado
Os diplomas universitários espanhóis geralmente têm quatro anos, exceto algumas especialidades mais longas. Todos têm o nome de grau mais a especialidade correspondente (diploma em educação infantil, diploma em história da arte, diploma em psicologia …).
Depois de concluir o curso de quatro anos, o aluno pode fazer um mestrado, que dura um ou dois anos, e depois se preparar por vários anos para um doutorado.
Todo o estágio universitário é de estudos não obrigatórios, portanto as despesas são suportadas pelo aluno, embora nas universidades públicas o preço seja muito menor do que nas particulares. Muitas das universidades públicas espanholas têm grande prestígio internacional. Um exemplo disso são a Universidade Autônoma de Madri, a Universidade Autônoma de Barcelona, a Universidade de Salamanca ou a Universidade de Alcalá de Henares, entre muitas outras.
Este post do blog recapitula tudo sobre o que você precisa para estudar na Espanha
https://vivernaespanha.com/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-estudar-na-espanha/
No video falo dos principais gastos nas escolas espanholas.
Espero te ajudado! Um abraço
0 Comments